A elaboração de uma mídia impressa é um procedimento complexo e de abrangência interdisciplinar. A evolução das mídias eletrônicas, em vez de reduzir a importância dos meios impressos, aumentou ainda mais as exigências de qualidade, bem como de integração deles com outras mídias. Daí a necessidade de uma estreita cooperação entre os profissionais que lidam com a linguagem escrita e a audiovisual.
Um aspecto importante a ser considerado pelas instituições que elaboram mídias impressas é o tempo de preparação, certos materiais bem elaborados envolvem grandes equipes e demandam muito tempo para sua produção. Perante da pressão dos prazos curtos de entrega nem sempre é possível levar em conta toda a complexidade de fatores envolvidos na elaboração de materiais educacionais. O que gera uma contradição entre a exigência de qualidade nos materiais impressos e a demanda crescente do mercado.
Mesmo com a evolução da mídia digital, as pessoas ainda têm preferência pelo meio impresso.
É um meio popular, adaptável ao ritmo do leitor.
Permite leitura e releitura seletiva.
Possuí grande força no momento da decisão da compra.
É integrável com qualquer outro meio de comunicação.
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